Receita de Virado à paulista- comida paulista- Região Sudeste

Receita de Virado à paulista- comida paulista- Região Sudeste


Surgiu espontaneamente, para alimentar os bandeirantes,em suas expedições.Com o balançar da caminhada, os ingredientes ficavam virados ou revirados, daí o termo virado. Eles o comiam frio ou aquecido. O relato Histórico mais antigo data da expedição aos atuais territórios do Paraguai, Bolívia e Peru, por  Nicolau Barreto .



Recentemente o prato tradicional das segundas-feiras de São Paulo, o virado à paulista agora tornou-se patrimônio imaterial do estado. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo tombou e reconheceu a receita que é composta por tutu de feijão, arroz, bisteca de porco, couve, ovo frito e banana à milanesa como bem cultural.

Ingredientes

Virado de feijão

½ xícara (chá) de bacon picado
1 dente de alho picado


½ cebola picada


4 xícaras (chá) de feijão cozido (2 xícaras de chá de grãos e 2 xícaras de chá de caldo)


1 xícara (chá) de farinha de mandioca


½ colher (chá) de sal colher (sopa) de salsa picada

Bisteca


2 colheres (sopa) de azeite  


1 colher (sopa) de suco de limão


1 colher (chá) de sal


1 colher (chá) de raspas de casca de limão


500 g de bisteca suína



Farofa de alho




1 fio de óleo   


1 colher (sopa) de manteiga


¼ cebola picada


½ colher (sopa) de alho picado


2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua


Couve mineira fininha e refogada


1 maço de couve


1 dente de alho picado


2 colheres (sopa) de azeite


sal a gosto



Modo de preparo

Virado de feijãoNuma frigideira frite o bacon na sua própria gordura, junte o alho e a cebola, e refogue até dourar. Adicione os grãos e o caldo de feijão, e vá colocando a farinha de mandioca aos poucos até que o pirão fique grosso, mas ainda úmido. Tempere com sal, e misture delicadamente. Retire do fogo e coloque salsinha picada. 


Bisteca (carré)

Em uma tigela misture 1 colher (sopa) de azeite, o suco de limão, o sal e metade das raspas de limão, as bistecas e leve pra marinar  por 30 minutos, na geladeira.  


Coloque o azeite restante numa frigideira grande e leve ao fogo alto para aquecer. – Coloque as bistecas, aos poucos, e frite por 2 minutos de cada lado, ou até dourarem.


Retire do fogo, salpique as raspas de limão restantes e sirva em seguida, acompanhada do virado e couve refogada.


Farofa de alho

Em uma frigideira aqueça 1 fio de óleo com 1 colher (sopa) de manteiga. Depois doure ¼ cebola picada com ½ colher (sopa) de alho picado e salpique rapidamente 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua. Mexa e desligue o fogo.   


Couve mineira fininha e refogada

Tire os talos das folhas e empilhe uma folha sobre a outra. Enrole as folhas, apertando bem, como se fizesse um charuto. Coloque sobre a tábua e corte, com uma faca bem afiada, em fatias bem fininhas.     


Numa frigideira ou panela grande, preferencialmente antiaderente, em fogo baixo, aqueça o azeite e refogue por 2 minutos, a cebola e o alho. Em seguida, coloque toda a couve picada na frigideira e refogue por 2 minutos,mexer até que a couve comece a murchar. Tempere com sal e misture bem. Retire a couve da frigideira e sirva em seguida.


Montagem

Em um prato de servir coloque o arroz branco, o virado de feijão, as bistecas grelhadas, 4 ovos fritos, farofa de alho, banana a milanesa, couve mineira refogada, torresmo e a linguiça em fatias grelhadas

Comentários