Receita de Barreado

Receita de Barreado


O Barreado é um prato clássico do litoral do Paraná. Foi trazido para o Brasil pelos portugueses que ocuparam o litoral do Paraná no século XVIII. Sua origem recria um costume açoriano de mais de 300 anos de idade, os chamados "mutirões".Época em que os colonos se reuniam para realizar atividades para a comunidade, sendo o Barreado uma comida pratica para esses dias de labuta,pois mantem o sabor e textura mesmo depois de requentado.


Tradicionalmente, essa receita é feita em uma panela de barro pesada,colocada em alta temperatura e mantida assim por aproximadamente 20 horas, enquanto o cozimento é feito.

Essa comida típica brasileira e feita com um ou mais tipos de carne bovina de segunda e magra,como por exemplo o patinho, maminha ou paleta, temperados com alho, cebola, toucinho de porco, pimenta do reino, louro, cominho e cozida até desmanchar. Logo, é misturado a farinha de mandioca e servida com arroz e banana da terra.
 

Ingredientes:


 2 kg carne de segunda (lombo, paleta, músculo)

 2kg de cebola bem picada

 100g de bacon picado

 100g alho

 100g de toucinho

 Uma colher de sobremesa rasa, de cominho puro moído

 Seis folhas de louro

 Farinha de mandioca

 Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:


Corte a carne em cubos de mais ou menos cinco centímetros. No fundo da panela de pressão, coloque a carne e todos os ingredientes por cima. Cubra todo o conteúdo com água. Acrescente mais água até cobrir um terço do que havia sobrado sem conteúdo na panela. Feche e coloque para cozinhar por três horas. O ponto certo da carne é quando ela está fibrosa e começa a se desmanchar, com uma textura desfiada.


É indispensável que a carne seja de segunda, pois é uma carne com  mais fibras e suporta melhor o longo tempo de cozimento. Carnes de primeira como, por exemplo, alcatra, picanha, contra file se desmanchariam completamente durante o cozimento, tornando-se um caldo.

Servindo:

 Para servir, o ideal seria colocar duas colheres da farinha para duas conchas de barreado quentíssimo em um prato fundo. É necessário que a carne esteja em alta temperatura para que ajude a cozinhar um pouco da farinha no momento da mistura.

Comentários