Pato no Tucupi - Comidas típicas brasileiras

          Pato no Tucupi - Comidas típicas brasileiras 

 É um prato da comida tipica paraense e é composto por pato assado, molho feito a base do Tucupi, que é um líquido amarelo retirado da raiz de mandioca brava. É uma receita de origem indígena, eles usavam o tucupi para preparar patos selvagens, assando em fogões de pedra.


É importante ressaltar que o Tucupi é venenoso, ele contem ácido cianídrico e precisa ser fervido lentamente por varias  horas ,para que o acido seja eliminado.


Ingredientes e preparo do caldo de tucupi

1-Para fazer caldo de Tucupi o primeiro passo é descascar a mandioca, picar e bater um pouco de mandioca com um pouco de água num liquidificador potente.

Dica: Como alternativa pode descascar e ralar a mandioca, porém esse método é mais demorado.

2-Coe, esprema em um pano e leve de novo o líquido ao liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.


3-O passo seguinte do caldo de Tucupi é deixar o líquido descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.

Dica: O amido é polvilho, que você pode secar ao sol para depois usar em outras receitas, ou usar úmido no preparo de tacacá.

4-Depois do tempo indicado, transfira o líquido para uma panela e acrescente os alhos, a chicória, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use este caldo de tucupi para preparar o tradicional tacacá paraense e também em receitas de peixe, frutos do mar, frango e pato. Bom apetite!

Dica: Reserve o caldo na geladeira por 1 hora.


É necessário cumprir  todos os passos e esperar, no mínimo, um dia para obter o resultado final.

Ingredientes do pato no tucupi


1 pato inteiro (aproximadamente 3 kg)

5 maços de jambú

3 litros de tucupi

2 cebolas picadas

10 dentes de alho

1 maço de chicória

2 tomates

2 limões

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

pimenta-de-cheiro a gosto

Garrafas pet com tucupi e folhas de jambu


Modo de preparo

Comece a preparar o pato de véspera! Para isso, o primeiro passo é deixá-lo na água corrente por cerca de 5 minutos. Depois lave-o com algumas folhas de chicória e limão.

Em seguida, coloque o pato junto com 3 dentes de alho amassados, o sal e a pimenta-do-reino em um recipiente. Cubra com papel-alumínio e leve para a geladeira.

No dia seguinte, retire o pato da geladeira e corte-o. Depois aqueça uma panela com a manteiga e o azeite e acrescente a cebola picada, 4 dentes de alho amassados e os tomates picados. Refogue bem até que a cebola comece a dourar. Adicione os pedaços de pato para selar.

Despeje o pato e o refogado em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200º C por aproximadamente 1 hora, até que o pato fique corado e macio.

Enquanto isso, coloque o tucupi para ferver com sal, os 3 últimos dentes de alho inteiros e a chicória. Reserve.

Lave o jambu em água fria por alguns minutos. Em seguida, remova as flores e ferva-o em água e sal até que tenha amolecido. Escorra a água e coloque o jambu dentro da panela com o tucupi quente. Acrescente a pimenta-de-cheiro levemente amassada.

Quando o pato estiver bem macio, coloque-o dentro da panela com o tucupi e ferva novamente. Sirva quente!





Comentários